quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Segurança do Bebê na Cozinha - 10 dicas

Quem aqui como mãe nunca se pegou pensando no que teria que mudar em sua casa com a chegada do bebê. Quais móveis teriam que mudar de lugar, ou quais objetos teriam que ser retirados ou trocados de lugar quando seu bebê começasse a engatinhar pela casa?
Eu sou aquela típica mãe que 'pagou com a língua' tudo que criticava nas atitudes de como criar um filho. Uma delas foi isso...
Quando não se tem filhos é muito fácil dizer o que faria ou não faria. E lá ia eu bocuda falar que achava um absurdo as mães tirarem objetos do lugar por causa do bebê engatinhando ao invés de chamar a atenção. Dizia que era preguiça da mãe em educar e criar o bebê. Vai, cospe pra cima que cai na testa de verdade.
Minha linda princesa veio ao mundo, bebezinha ainda mal se mexia, depois começou a virar de lado, virar de bruços, ficar de apoio nos membros, sentar, eis que chegou o dia: engatinhar e andar apoiando nas coisas, e foi aí que o tiro saiu pela culatra. Ela é daquelas que vai e põe a mão em tudooo o que não deve (tomada, ventilador, chinelo, insetos no chão, vidros) e eu lógico com aquela linda imagem de mãe perfeita começou a chamar a atenção, dizer milhares de NÃOS, retirar ela do lugar sem tirar nada do lugar... até que o cansaço tomou conta de mim e também até eu tomar a consciência de que não tem como, eles vão mexer pois é a descoberta do mundo para eles. Eles até entenderão as bronquinhas, mas irão testar os limites e infinidades de coisas. E hoje ela resolveu que queria explorar a cozinha.
Resumindo: algumas coisas eu não deixo mais nos lugares que antes ficavam, alguns cômodos eu mantenho fechados quando ela está explorando pela casa e mais algumas atitudes pra que ela se mantenha em segurança.

Segue então algumas dicas hoje de como manter sua COZINHA um ambiente seguro:

1- Coloque objetos de vidro e cristal em lugares altos;

2- Os produtos de limpeza devem ser guardados em lugares fechados, inacessíveis para as crianças, pois geralmente suas embalagens são de cores vivas, chamando atenção dos 'pequenos'.

3- As facas afiadas e os objetos cortantes devem ser guardadas dentro de algum recipiente em um armário alto. Nada de deixá-las em gavetas.

4- Não coloque facas, recipientes de vidros, tigelas e panelas com alimentos quentes na borda da mesa ou da pia. Evite as toalhas de mesa, ainda mais quando a criança engatinha e está treinando para começar a andar.

5- Se você não proíbe o acesso de seu filho na cozinha, tente deixar um pedaço de armário liberado para seu filho, deixando dentro potes de plásticos e colheres de pau que já não faz mais uso ou outros objetos que não proporcione perigo a criança. Isso ajuda no momento em que você tenha que estar na cozinha e também vigiando o seu filho.

6- Use sempre as bocas de trás do fogão. Se tiver que usar as da frente, mantenha os cabos das panelas para dentro do fogão. Fique atenta a porta do forno do fogão e as travas de gás que é onde as
crianças também gostam de mexer.

7- Latas de lixo na cozinha sempre com tampa fechada e fora do alcance da criança.

8- Caso use cadeirão para dar comida para seu filho, não esqueça de colocar o cinto de segurança e nunca deixe a criança sozinha quando estiver sentada nele.

9- Não tente carregar coisas quentes em uma mão enquanto está com o bebê no colo. Nunca sirva alimentos quentes por cima ou próximos ao bebê, um pouco que caia pode causar grave queimadura na pele sensível do bebê.

10- Outra boa saída é ter um cercadinho ou aqueles 'chiqueirinhos' em casa para momentos em que tenha que estar na cozinha. É uma boa idéia para fazer o serviço tranquilo sem riscos para seu filho, e dentro dele a criança ainda se distrai com brinquedos que você pode colocar dentro dele e olhar você trabalhar.

Mamães, aqui são apenas 10 dicas que eu peguei no site do BabyCenter, lembrando que ainda tem várias coisas que há necessidade de mudar e isso muda de acordo com o dia-a-dia de vocês, e de como a sua cozinha é. Em breve coloco mais dicas sobre segurança para as crianças em outros cômodos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário