quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vacinas e suas Reações!

Dói mais em mim do que nela!! Essa é a frase que mais repito quando vou dar vacina na minha Bianca... essa frase martela minha mente no antes, durante e depois da vacina. PRINCIPALMENTE no depois.
A minha filhota reage muito mal com as vacinas, sempre dá reação nela, mas essa última que tomou, a Pentavalente eu achei que ela ia ter um treco. Ela ficou por volta de 1 hora chorando sem parar, com a barriga parecendo uma pedra e eu e o pai dela sem saber o que fazer, torcendo pra que isso fosse em mim para não vê-la daquele jeito.



Então vai aqui algumas breves informações sobre quais reações pode acontecer quando seu filhote for tomar a vacina:

Reações Locais:
  • Vermelhidão local;
  • Parte 'durinha' no local da injeção.
Reações Adversas:
  • Febre;
  • Dor;
  • Cólicas (caso da vacina rotavírus);
  • Formação de pus e crosta na área (caso da vacina BCG);
Essas são as reações mais comuns. Geralmente duram em média 48 horas (caso a reação ultrapasse esse período é bom consultar o Pediatra), com exceção da vacina BCG que sua reação local dura em torno de 15 a 30 dias pra aparecer. Aparece uma vermelhidão, em seguida a formação de pus e uma crosta na área. Não há necessidade de passar nada no local, apenas lavar com água e sabonete neutro. A aparição dessas reações nesse caso consiste na eficácia da vacina.

Para o estágio febril indica-se os antitérmicos receitados pelo médico, cada Pediatra costuma indicar o de sua preferência. Já ouvi falar em dar o antitérmico antes de tomar a vacina, mas não é indicado por 'atrapalhar' o efeito da vacina.

Para a dorzinha no local da picada indica-se compressas com água fria. É um pouco ruim pois incomoda e dói o local da picadinha mas logo o bebê se acalma.

Para as cólicas eu acho a pior parte. Não tem muito o que fazer pois a criança chora sem parar, grita, se encolhe e se joga. O melhor é ter calma pra poder tranquilizar o seu filhote, fazer massagem na barriga. Alguns Pediatras indicam o uso de antigases, mas não são todos.

O melhor mesmo é ter muita calma, jogo de cintura e paciência pra lidar com essas reações. Você melhor do que ninguém conhece seu filho, essas reações acima são normais e tem bebês que nem chega a tê-las, porém se você Mamãe acha que tem algo mais nas reações que seu filho apresenta não fique inibido de procurar o médico, é melhor pecar por excesso do que por falta de preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário