quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Festas de Fim de Ano: Mantenha a calma!



O primeiro Natal sendo mãe! Bom, mãe que eu diga, com a minha filha em meus braços, pois ano de 2012 eu passei o Natal gravidíssima, portanto já me considerava mamãe.

Fiquei preocupada em como passar o Natal e essas festas sem que eu tivesse que arrancar os cabelos, ou ficar com vontade de chorar, ou ter que ficar 'enfurnada' em algum cômodo tentando e rezando para que minha filha dormisse. Mas para a minha alegria, ela fez apenas algumas birrinhas, ficou brincando com os parentes e aí coloquei ela no 'chiqueirinho' em um cantinho com menos barulho e pronto, dormiu a festa toda. Ai ai, que alivio!!

Mas... sabemos que muitas vezes não ocorre dessa maneira, principalmente se o seu bebê for recém-nascido. Então fiz algumas dicas para tentar ajudá-las na vinda do Ano Novo!



Bebês Recém-Nascidos:

  • Eles adoram cores, luzes e pelas músicas dessa época do ano. Tente distraí-lo segurando-os no colo e mostrando objetos que tenham cores e brilhos, ou coloque-os em um colchãozinho ou edredom para que observem.
  • A audição deles nessa idade é muito sensível, procure portanto, caso esteja em um local muito barulhento ou volume de som muito alto, colocá-los em locais mais calmos e com menos barulho.
  • Tome cuidado com o barulho dos fogos de artificio e rojões, os bebês dessa idade costumam se assustar muito facilmente com barulhos fortes. Se puder, deixe-o em um lugar seguro que consiga fechar as portas e janelas para abafar o som. NÃO utilize algodão ou outros objetos no ouvido da criança.
  • Analise os sinais de sono de seu bebê, nessas festas costuma ter muitos membros da família e amigos que com certeza irá amar ficar brincando, mexendo e brincando com o bebê (Sim, a maioria não tem essa noção de que o bebê quer descansar), quando verificar que seu bebê está ficando irritado, esfregando os olhos e orelhas, olhinhos vermelhinhos. Procure um ambiente bem mais calmo para que ele durma ou para que você faça-o dormir.
  • Cuidado com a superestimulação! Nessas épocas festivas tente pelo menos mantes a rotina de dormir e acordar do bebê e a alimentação. É melhor gastar um tempinho tentando fazê-lo dormir sossegadinho em um 'cantinho' do que ter o seu recém-nascido chorando o dia todo, pois está irritado e cansado. (pode apostar, não vai ser só ele que ficará cansado e irritado, muito provável que seja você e ele dessa maneira).
  • Viajar com um recém-nascido é mais fácil do que uma criança maiorzinha, pode acreditar, o único cuidado e preocupação é o locar escolhido para a viagem, as vacinas e a quantidade de tempo que irá ficar. Como fim do ano sempre costuma tem congestionamento caso você viaje de carro ou ônibus, lembre de levar mais fraldas e mudas de roupas.
  • Presentes para bebês recém-nascidos devem ser mais lentos e com músicas bem suaves. Livro também é sempre bom, o adulto pode ler para o recém-nascido e isso ajuda a estimular o cérebro dele.
Bebês de 1 à 3 meses:
  • Com 1 mês de idade tente distraí-lo balançando um enfeite colorido (que não quebre) perto do rosto dele, ou amasse um papel de presente. Nessa idade eles gostam também de ouvir barulhinhos.
  • Nessa idade os bebês também costumam ser bem sociáveis pois gostam de rostos humanos, colo, carinho e sorrisos. Aproveite para mimá-los, e agradá-los muito. Apenas tome cuidado para que seu filho não fique de colo em colo o dia todo ou a noite toda, pois poderá ficar cansado e irritado.
  • Cuidado onde deixará seu bebê descansando, nessa fase já pode ocorrer quedas e isso pode ser perigoso. Veja direito o lugar onde deixar seu filho, berços antigos não costumam ter o espaço seguro entre as barras e o bebê pode ficar com a cabeça presa. E nem deixe brinquedos ou decoração que tenham cordões onde o bebê vai dormir, isso pode gerar estrangulamento, vale também para os prendedores de chupetas.

Bebês de 4 à 6 meses:
  • Crianças já maiores costumam já reconhecer as fisionomias das pessoas, ou seja, um colo desconhecido pode gerar aquela choradeira, tente ficar próximo ao seu bebê estar no colo de algum parente ou amigo para que ele se sinta mais habituado e seguro.
  • Mantenha também o padrão de sono e alimentação em que o bebê está acostumado para essa idade, bebê que descansou e se alimentou gera menos dor de cabeça além de manter a saúde do filhote.
  • Nas viagens nessa idade costuma ser um pouco mais incomoda já que o bebê está mais agitado, então procure levar os brinquedinhos que ele está acostumado, isso vai distraí-lo durante a viagem.
  • O risco de acidentes aumenta nessa fase, pois ele provavelmente já rola, facilitando as quedas de camas, trocadores, cadeirões. Cuidado também com coisas pequenas que ele pode levar a boca e engasgar (balas, nozes, castanhas, enfeites e pedaços de embrulho de presente, etc).
  • Brinquedos ideais nessa fase são os que ao chacoalhar façam barulhos, livros que sejam macios. Confira a indicação de idade ao receber.
Bom, espero que tenha ajudado e mantenha a calma caso seu filho fique irritado mesmo com essas dicas, pode ser que ele seja mais sensível a mudanças. Mas tenho certeza que com um pouco de dedicação e bom-humor vai conseguir curtir as festas e lembrar desse momento tão gostoso.

Um super beijo e um bom Ano Novo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário