segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Andadores, usar ou não?

Outro dia eu vi uma postagem no Facebook sobre os riscos de andadores! Postei, pois concordo, e aí uma amiga logo comentou em baixo de que a filha usou e ela adorou, não teve problemas.
Eu não estou afirmando nem que é CERTO e nem que é ERRADO usar andadores, porém a maioria das pesquisas que fiz referente ao assunto, diz que traz mais malefícios do que benefícios as crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) condena o uso de andadores, já que causa quedas e prejudica o desenvolvimento motor da criança. Estima-se que entre 60 a 90% dos bebês de 6 a 15 meses de idade ainda usa o aparelho, e 70% desses bebês que usam o andador sofreram traumatismos.

Essas são algumas das contra-indicações dos andadores:

- Chegar rapidamente a locais perigosos (rampas, panelas, tomadas, escadas)
- Atraso do desenvolvimento psicomotor
- Inutilização dos músculos necessários para a marcha
- Pula etapas como o engatinhar e arrastar-se
- Diminui a atenção dos adultos para com as crianças
- Aumenta o risco de quedas

Em resposta a minha amiga, eu disse que aqui a Bianca irá aprender a andar da maneira tradicional. Arrastando-se, engatinhando, sentando, se erguendo e segurando nos móveis... caindo sim pois é natural do aprendizado e até conseguir a dar seus primeiros passinhos.

NADA contra quem gosta do objeto, mas eu ainda acredito que tenha mais malefícios do que benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário